31 de março de 2016

INTERFERENCIA SOLAR: ATÉ QUANDO IREMOS SOFRER? CONFIRA

INTERFERENCIA SOLAR: ATÉ QUANDO IREMOS SOFRER COM MAU SINAL? CONFIRA


INTERFERÊNCIA SOLAR


Prezado Parceiro,

O período de 24/03 a 03/04/16 será marcado por interrupções momentâneas de sinal dos canais devido à interferência solar.


Quando ocorre a interferência solar, os equipamentos em Guaratiba perdem o sinal que estava sendo captado do Satélite, aparecendo a seguinte mensagem na tela do cliente: "SEM SINAL" ou "NO SIGNAL":


Você sabe dizer o que é interferência solar e por que isso acontece?

A interferência solar é um fenômeno solar, com duração de alguns minutos, em que ocorre a degradação da qualidade do serviço, ou mesmo a interrupção da comunicação via satélite.

A interferência solar ocorre normalmente em duas ocasiões do ano próximo aos equinóceos de Outono e da Primavera ( geralmente nos meses de Março e Setembro).


Este fenômeno acontece porque o satélite movimenta-se numa órbita ao redor da Terra que, por sua vez, movimenta-se ao redor do Sol.

Quando o Sol fica exatamente alinhado com a antena terrestre e o satélite geoestacionário, ocorre a interferência solar, pois há um aumento do ruído solar captado pela antena, gerando uma forte degradação da relação sinal/ ruído do enlace de descida.


Apesar de este fenômeno ser absolutamente inevitável, ele é previsível. Nestes casos, o sinal é restabelecido automáticamente, sem a necessidade de nenhum tipo de ação.

Em caso de dúvida, o SAC possui informações dos canais, períodos e dias em que ocorrerá tal fenômeno, evitando assim abertura de VT indevida.

Nota: Clique aqui para ter acesso ao documento com horários e quais canais que possívelmente serão afetados pela interferência solar (todos satélites Star One).


Qualquer dúvidas procure seu Assessor de Engenharia ou Analista de Serviços de sua região.

Bons serviços!

0 comentários:

Postar um comentário